quinta-feira, 26 de março de 2015

Empresa da Flórida vai ajudar no desenvolvimento da Guiné-Bissau


Empresa da Flórida vai ajudar no desenvolvimento de Guiné-Bissau





ORLANDO – O chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou os guineenses a se unirem com vista ao sucesso da Mesa Redonda de Bruxelas que acontece nesta quarta-feira, 25, e pode consolidar os apoios ao crescimento do país.
As ações para realizar o encontro foram apoiadas pelas Nações Unidas através do Escritório Integrado para a Consolidação da Paz no país, Uniogbis, a organização ajuda a identificar apoios internacionais para os guineenses.
Vaz disse que o apoio para o avanço da Guiné-Bissau é importante, mas ressaltou que as gerações futuras devem ser consideradas em conta neste processo.
“O mais importante nessa mesa redonda é que a ajuda pública para o desenvolvimento seja superior ao componente empréstimo. Se o componente empréstimo for superior significa que a nossa geração vai deixar um fardo pesado para a geração futura porque são empréstimos que terão que ser pagos depois.”
Sociedade Civil
Além de políticos e técnicos, a delegação de 45 guineenses integra a sociedade civil. De acordo com o governo do país, mais de 240 convidados confirmaram presença na reunião, incluindo líderes da África Ocidental.
A secretária-geral da Plataforma Política das Mulheres, Helena Hassane Saíde, revelou as expectativas da sociedade civil com relação ao encontro na capital belga.
“São propostas relevantes para as quais qualquer doador pode se sentir sensível face ao que nós vamos apresentar. Essa mesa redonda é uma salvação para a Guiné-Bissau. É a forma de poder mostrar que, realmente, os guineenses estão unidos para uma causa comum, mostrando que a paz e a estabilidade estão reinando e vão continuar no território da Guiné-Bissau.”
A mobilização da assistência internacional é também uma componente do escritório da ONU no país, que reforça igualmente a cooperação com entidades parceiras da Guiné-Bissau como parte dos esforços de estabilização.
Entre as empresas com maior perspectiva de investimento no país africano está a DFRF Enterprises, da Flórida, que pretende incrementar a educação no local.
Em Orlando, o representante do governo de Guiné Bissau, Helmer Araújo, anunciou que o presidente da  DFRF Enterprises, o brasileiro Daniel Filho, foi indicado para assumir o cargo de cônsul honorário do país nos Estados Unidos.
“Ainda neste primeiro semestre Daniel Filho passa a ser nosso cônsul honorário com a responsabilidade de estabelecer negócios entre o nosso país e os Estados Unidos e outras potências. A experiência internacional em negócios de grande porte e a penetração política dele nos faz acreditar que tomamos uma medida que deve mudar a vida de nosso país”, disse Araújo.
Mesmo antes de assumir o cargo, Daniel Filho já providenciou contatos com os governos dos Estados Unidos e do Brasil para dar andamentos a interesses de Guiné Bissau, país que possui uma grande reserva mineral.
Nesta área específica, a DFRF vai ajudar na comercialização de ouro e em projetos de desenvolvimento. O país também deve ser beneficiado com ajudas sociais da Fundação ainda este ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário